VITRINE DA TV - NOVELAS & SÉRIES

Como é o trabalho de um colaborador no roteiro de novela

Os capítulos de um roteiro de novela geralmente são escritos por vários roteiristas, no caso temos o autor principal que cria  o argumento e a sinopse com todo mapeamento e os acontecimentos que vão ocorrer na história, sendo que por se tratar de obra aberta, pode haver mudanças no percurso, porém tudo depende do método de trabalho de cada autor, Gloria Perez por exemplo prefere escrever sozinha e é a única autora do momento que faz isso.

Após a aprovação da sinopse são desenvolvidos os capítulos e o autor pode definir a melhor forma de trabalho: escrever os primeiros sozinho. Pode optar em fazer as escaletas, ou seja, o resumo de cena por cena e distribuir para o colaboradores desenvolverem os diálogos ou simplesmente criar toda a trama em grupo com os colaboradores agregando suas ideias ao conteúdo. Portanto o colaborador é uma peça importante nesse processo criativo.

Atualmente com as novelas que estão no ar, se prestarem atenção nos créditos perceberão que tem uma grande equipe de colaboradores trabalhando.

A novela das 6,  Elas por Elas baseada no original de Cassiano Gabus Mendes, tem autoria de Alessandro Marson e Thereza Falcão são colaboradores  Carol Santos, Letícia Mey e Wendell Bendelack.

No horário das 7, Fuzuê é criada e escrita por Gustavo Reiz, colaboram João Brandão, Juliana Peres e Michel Carvalho.

A intrigante Terra e Paixão de Walcyr Carrasco escrita por ele e Thelma Guedes tem como colaboradores Vinícius Vianna, Nelson Nadotti, Márcio Haiduck e Cleissa Regina Martins.

O grande sucesso do Globo Play, Todas As Flores é criada e escrita por João Emanoel Carneiro  e tem na colaboração Vincent Villari, Eliane Garcia e Daisy Chaves.

Eu conversei com Mariana Mesquita uma autora que é um grande talento e já colaborou em vários programas e novelas, destaque para Amor de Mãe  de Manuela Dias(2019/2020). Mariana nos fala um pouco sobre essa labuta de colaborador e ninguém melhor do que o envolvido para falar da situação.

Equipe da novela Amor de Mãe
Mariana Mesquita com a equipe da novela Amor de Mãe (TV Globo)

Qual a importância dos colaboradores na obra?

Depende muito da obra, do autor e do colaborador. Mas acredito que a função mais importante seja pensar o projeto junto com a equipe de criação. Ajudar a construir o prédio, a estrutura da história, sem perder o conceito, a ideia central. Alimentar o fluxo criativo sempre. Propor caminhos e ideias para a construção da história principal, mas também sugerir o desenvolvimento dos personagens paralelos. Enfim, ajudar a arrumar as peças do jogo.

Qual o trabalho do colaborador?

Novamente, depende do autor, da obra e do colaborador.

Existe a demanda em colaborar apenas nos diálogos, receber a escaleta e desenvolver as cenas. Mas também existe a colaboração na construção da história, do projeto, da escaleta, da evolução da obra. É o que eu gosto de fazer e sempre fiz nos programas que participei.

Colaborador é coautor da obra?

Escrever para televisão é um trabalho coletivo. Tenho a opinião de que todos, que ajudam a contar a história, são coautores. Já aconteceu de um figurino ajudar um ator a construir melhor um personagem que, por isso, inspirou o autor, ganhou mais espaço na história… Enfim, um trabalho alimenta o outro. Essa é a magia da televisão, da criação coletiva. Somos todos coautores.

Você já participou da criação de várias novelas e programas de sucesso, entre eles  A Grande Família e Malhação. Fala um pouco da sua trajetória.

De Malhação, escrevi a terceira ou quarta temporada, estava no começo ainda. Entrei na TV Globo, depois de uma oficina para a contratação de autores. Meu primeiro trabalho foi escrever o programa infantil Caça Talentos, com Angélica. Uma época em que pouca gente sabia o que era escrever para a televisão, nem se considerava a profissão “roteirista”. Aprendi a fazer fazendo. Ao longo da minha carreira, foram surgindo cursos e uma literatura mais específica que, obviamente, acompanhei e acompanho até hoje para me atualizar. Além de Malhação e Caça Talentos, escrevi Sítio do Picapau Amarelo, depois foram sete anos escrevendo A Grande Família, aí fui colaborar nas minisséries O Rebu, Justiça, Onde Nascem Os Fortes e a novela Amor de Mãe. Todos esses programas foram feitos com equipes de roteiristas talentosos além dos autores principais.

Teremos uma novela escrita pela Marian Mesquita?

Pois é… O meu prazer maior é justamente nesse trabalho coletivo, nessa união de forças e ideias para tirar o máximo de emoção de uma história. Seja ela de quem for. Se a história é bacana, me atrai. Gosto de trabalhar com mais gente. O projeto mais autoral que pretendo realizar é adaptar meu livro infantil, A Ilha de Malabares, para uma série de animação.

 

COMENTE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.