Nascido em São Paulo, o escritor Silvio Cerceau mora em Belo Horizonte desde os três meses de vida, quando ele e a família vieram para a capital mineira. Hoje é autor de onze obras e já prepara a décima segunda para 2019.
Cerceau iniciou seus escritos ainda na adolescência, época em que lia as obras de Sidney Sheldon e escrevia poemas. Aos dezesseis anos, começou a se dedicar com mais afinco à literatura e escreveu textos sobre amores perdidos e dores coletivas. À época, sua família acreditava que era apenas “coisa de adolescente que não tinha o que fazer”, mas Cerceau tinha cada vez mais certeza de que aquela era a carreira que desejava para sua vida.
Por volta dos dezessete anos de idade, o escritor iniciou sua primeira grande obra, “Vitrine Humana”, cuja versão inicial era protagonizada pelas personagens femininas que tanto fascinavam e fascinam o autor. Obra ficcional, o livro abordava a vida das prostitutas, mas, quando estava no meio da história, Cerceau conheceu alguns garotos de programa e, chocado com a realidade deles, reescreveu a obra abordando a prostituição masculina. O objetivo, segundo o autor, era sensibilizar as pessoas sobre o submundo em que esses rapazes viviam.
Somente quinze anos depois de ser escrito, “Vitrine Humana” foi publicado, neste longo meio tempo. Cerceau teve que trabalhar para se sustentar, estudou e trabalhou como recepcionista na Cruz Vermelha, foi vendedor em diversas lojas, até entrar para o meio empresarial em diversos segmentos. No entanto o paulista nunca abandonou o ideal de dedicar-se com exclusividade à literatura. Assim, em 2004, ele largou tudo para idealizar a Editora Literato.
Cerceau afirma, “devemos ter objetivos na vida e fazer o possível para realizá-los. Meu maior objetivo com a literatura é o de levar mensagens de otimismo e superação ao público” conta. Entre as maiores realizações alcançadas em sua carreira como escritor, ele destaca o fato de sua obra Vitrine Humana ter figurado por três meses na lista dos livros mais vendidos em Belo Horizonte, o que lhe renova o fôlego para realizar a grande meta de sua carreira: chegar aos 10 mais vendidos do Brasil.
Hoje, o escritor já publicou, além de Vitrine Humana, Desejo alheio (2005), obra sobre a inveja e os desejos insanos das pessoas; Encontros e despedidas (2006), relato sobre a culpa; Impossível esquecer (2007), que aborda o resultado do passado em nossas vidas e a anorexia; Vitrine Humana 2 (2007), documentário sobre a prostituição – lançado apenas no formato e-book e distribuído pela internet gratuitamente, uma maneira de incentivar a leitura e possibilitar o acesso ao livro a todas as pessoas. Em 2008, lançou em maio o romance Com o Amor Não Se Brinca – segundo volume da trilogia iniciada em Impossível Esquecer – disponível somente em e-book, dando continuidade ao projeto de incentivo à leitura. Em setembro, lançou o polêmico reino de deus – romance que aborda, de maneira real e como o escritor sabe bem fazer, sob a manipulação da fé humana. No decorrer das 180 páginas, Cerceau vai mostrando o que acontece nos bastidores das instituições religiosas chamadas de igrejas.
No ano de 2009 o escritor comemora cinco anos de carreira e sente-se reconhecido no espetacular talento de escrever histórias da vida real. Em junho publicou em e-book, Um Sonho Que Ficou – terceiro volume da trilogia iniciada em Impossível Esquecer. O autor pretende lançar um e-book por ano. “Com isso, vamos levar a literatura a quem não tem condição, aos jovens que não possuam o hábito de ler livros e também nos preparar para o futuro das obras literárias, que, com certeza, está em E-BOOK”, afirma Cerceau.
Em novembro de 2009, foi a vez do romance Vinho Guardado, sexto livro impresso do escritor, uma obra que aborda sobre a possibilidade de amar mais que uma vez na vida.
Em junho de 2010 lançou o 9º romance de sua carreira, sendo o 4º em e-book, PRETÉRITO MAIS QUE PERFEITO.
Em novembro de 2010 lançou o romance MINHA CASA DE INFÂNCIA, na obra aborda a eutanásia e o direito de morrer com dignidade.
Em 2015, lançou a nova edição do romance MINHA CASA DE INFÂNCIA, uma edição especial do romance VITRINE HUMANA contendo os 2 volumes, e a inédita versão impressa do romance PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO.
Roteirista. Coautor da sinopse e 1º capítulo da novela O SÉTIMO GUARDIÃO, exibida pela Rede Globo entre 12 de novembro de 2018 a 17 de maio de 2019. Nos últimos anos criou três sinopses de novelas e quatro séries que estão em submissão em emissoras e streamings. Criou também o roteiro do filme Vitrine Humano junto com mais dois parceiros.
Escreveu mais de trinta artigos sobre novelas, séries e TV para o site Na Telinha/Uol.
Trabalha atualmente na concepção de uma nova sinopse de novela.
Como um bom escritor sua vida é escrever diariamente e contar boas histórias.