VITRINE DA TV - NOVELAS & SÉRIES

O humor que faz falta

Humor também é dramaturgia.

Desde a década de 60 o humor ganhou o público na TV, e um dos primeiros programas FAÇA HUMOR, NÃO FAÇA GUERRA na Globo, foi pioneiro a explorar criativamente as possibilidades da linguagem da televisão, quando estreou no horário antes ocupado por Dercy de Verdade. De lá para cá foram muitos programas de sucessos que ficaram décadas no ar,  destaque para  Os Trapalhões, Escolinha do Professor Raimundo,  Chico Anysio Show,  Viva o Gordo, Sai de Baixo, Toma lá, Dá Cá, A Grande Família, Zorra Total, A Diarista, Programa do Didi, Os Normais entre muitos outros, no entanto A Praça é Nossa sobreviveu ao tempo e continua no ar no SBT fazendo o bom e velho humor, mantendo a antiga receita e acrescentando os novos ingredientes que nosso tempo exige. Não posso deixar de citar Pé Na Cova, uma mistura perfeita de humor e melodrama, um dos melhores programas na minha opinião.

O humor faz tanta falta.

Canal Viva  é abastecido pelo gênero,  A Grande Família é um exemplo dessa saudade, pois ao finalizar a reprise da última temporada já volta a exibir primeira sem interrupção.

No canal Multishow o humor reina praticamente durante toda a programação,  e em outros canais pagos sempre tem a exibição de algum programa do gênero, destaco Um Maluco No Pedaço e Todo Mundo Odeia o Chris. O Streamings disponibiliza bons produtos do gênero, mesmo sendo antigos e muitos filmes de comédia que fazem um grande sucesso, principalmente os  besteiróis, cito As Branquelas e a franquia American Pie, temos as franquias nacionais que  fizeram muito sucesso entre elas Minha Mãe é Uma Peça, De Pernas Pro Ar e Até Que A Sorte Nos Separe.

Atualmente a Globo leva ao ar programas já exibidos nos seus canais pagos,  Vai Que Cola e Família Paraíso, deixando o público carente de algo inédito, de um produto mais leve que os faça sair da realidade e descontrair um pouco.

Mas porque será que a TV aberta não investe mais nessa inesgotável fórmula?

Confesso que escrever humor se tornou meio complicado por causa do politicamente correto, mesmo assim há outros recursos e outras linguagens para se fazer um humor de qualidade e não pejorativo.

Um sucesso mundial que faz falta na TV é o seriado Chaves, pois mesmo com episódios decorados pelo público, ainda assim tinha boa audiência e arrancava boas gargalhadas, um exemplo a ser seguido, humor rasgado, bobo e interessante. O público merece novos programas assim, merece rir um pouco das coisas da vida.

Precisamos de humor urgente.

 

COMENTE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.